terça-feira, 29 de agosto de 2017

ESCRITORA BRASILEIRA LANÇA LIVROS NA ITÁLIA


A escritora ítalo-brasileira Ana Stoppa estará cumprindo uma rica e extensa agenda na Itália. Dentre as atividades programadas em solo italiano está o lançamento da obra "Acquerello Incompiuto" (Aquarela Inacabada), poesias e o segundo destinado ao público infantil, “La Fata Mirabella e il Rospo Guaraci” (A Fada Mirabela e o Sapo Guaraci).
É o terceiro livro de poesias e o sexto infantil que Stoppa lança na Itália. A autora, que também é advogada, ativista cultural e ambientalista, publicou ao longo de sua carreira 20 livros. Em português, a escritora tem no prelo dois novos títulos destinados aos pequenos: “Gigi a Joaninha Ambientalista” e “O Tatu Teotônio em Busca do Planeta Perfeito”, além de um terceiro que finaliza para lançamento na segunda quinzena de setembro em São Paulo, escrito para o CPTran “Juvenal, o Motorista Distraído”, cuja temática versa sobre a educação, segurança e comportamento no trânsito. Além dos livros a autora escreve artigos, crônicas, pensamentos e literatura infantojuvenil, contabilizando 2.400 textos produzidos.Desde 2012, quando conheceu a região da Puglia (Sul da Itália), por meio do poeta e ativista cultural Giovanni Monopoli, de Taranto, presidente da Associazione Culturale "Onlus" Poiesis, a autora apresentou um projeto para conscientização ambiental quanto a responsabilidade de cada um para defender e proteger o planeta, e a educação se revela o mais viável dos caminhos. A inserção de concursos nas escolas do ensino médio e fundamental, a exemplo do que desenvolve no Brasil, a cada dia tem conquistado mais adeptos naquela região, como Martina Franca, onde por meio da jornalista, escritora e educadora Teresa Gentile, fundadora e presidente do Salotto Culturale Internazionale Recupero visitou várias escolas para a distribuição dos livros e apresentação dos concursos de redações e poesias visando despertar nos pequenos o interesse pela defesa do planeta.
No dia 12 de setembro, em Taranto, na sede da Prefeitura local, Sala da Biblioteca, às 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro de poesias com prefácio assinado por Monopoli. No dia seguinte ocorrerá o lançamento do livro de literatura infantil em Martina Franca, com a resenha de Teresa Gentile. A autora também participará de um encontro de poetas no dia 9 de setembro, em Roma, no Premio Scrivere di Poesia de Elisabetta Radazzo.
Com relação ao meio ambiente, Ana Stoppa terá reuniões com quatro prefeitos da região de Taranto. “Porque aqui não existe o ‘jogar fora’. Tudo que acontece de bom ou ruim fica no mesmo planeta. Então a tutela, o respeito e a preservação do meio ambiente, independentemente da localização geográfica, é de interesse de todos e a literatura infantil sem dúvida alguma é o melhor caminho para preparar as crianças, para que estas na idade adulta possam contribuir para a concretização de um mundo melhor", afirma a escritora.

LANÇAMENTO DOS LIVROS
Em 12 de setembro, na cidade de Taranto, será apresentada a obra "Acquarello Incompiuto" na Associação Cultural “Onlus Poiesis”. O evento é organizado pela Associação em conjunto com Artava di Armando Blasi. O livro conta com apresentação de Teresa Gentile, e de Patrizia Sambo, italiana, professora de italiano radicada no Brasil e tradutora de todas as obras de Stoppa no idioma italiano. O prefácio é de Giovanni Monopoli, poeta, ativista cultural, fundador e presidente da Associação Cultural.
O livro de poesias é um verdadeiro testemunho onde a autora consegue transmitir as justas emoções em cada verso e ângulo. Dentre os textos está “Poema a Martina Franca”, uma homenagem à cidade na província de Taranto, “pelos seus monumentos, a sua história e todo o encanto que me fizeram sonhar nas estadias vividas sempre com grande alegria, admirando de cada canto a sua eterna beleza”, comenta Ana Stoppa.
Já em 13 de setembro, no salão do Instituto Compressivo Chiarelli, de Martina Franca, ocorrerá o lançamento da mais recente história de literatura para crianças e adolescentes no idioma italiano: "La Fata Mirabella e il Rospo Guaraci", com ilustrações de Roney Bunn, resenha assinada pela jornalista Teresa Gentile, e contracapa assinada pela educadora e ambientalista brasileira Maria Cecilia Batista. Os livros serão entregues a alunos, professores, representantes institucionais e diretores de várias bibliotecas da região de Puglia.
O livro, que possui uma linguagem simples e que afaga os sonhos mais íntimos, dá asas ao pequeno leitor, pois na trama se entrelaçam arte, cultura, criatividade, amor fraternal e educação ambiental, valores estes que auxiliam a formação de um futuro adulto responsável e integrado às questões sociais e ambientais.
Na programação deste evento, consta a presença da escritora, bem como da dirigente escolar Roberta Leporati, apoiadora assídua de boas leituras e de delegações de vários municípios do Valle d'Itria, além de diretores de bibliotecas, estudantes e pais. Neste dia também será realizada a premiação do concurso de poesia "La vita è bella", tema do livro da escritora, que será presidente de honra do júri. Ao final, será plantada uma árvore, que testemunhará a união das raízes desta ponte cultural ítalo-brasileira.
Ana Stoppa ainda se encontrará neste dia com professores, dirigentes, amigos e presidentes de associações diversas que trabalham em nome da ecologia e da reeducação para a humanidade.

RELAÇÃO COM A ITÁLIA
De origem italiana, seus avós maternos e paternos vieram no século 19 para o Brasil. “Eu sempre ouvi os meus antepassados dizerem da vontade de voltarem para a Itália e choravam muito por que vieram para o Brasil na esperança de encontrar algo pronto, mas como todos os imigrantes, tiveram que fazer. Então todas as vezes que estou na Itália eu sinto uma sensação incrível porque é como se eles estivessem voltando através de mim”, revela. O que fortaleceu esta afinidade da autora com a Itália foi um antigo projeto para unir os dois povos, que ganhou corpo quando Ana Stoppa conheceu o também poeta Giovanni Monopoli, e idealizaram esta ponte cultural para unir poetas e artistas do Brasil e da Itália.
Santo André, SP (DINO)

Nenhum comentário: